
Ontem, Sexta-Feira Santa (15), a tradição foi restabelecida pós pandemia, a comunidade católica da Vila Ludugero, próximo ao povoado Arara, após dois anos voltou a rememorar a Via Sacra do Cristo Jesus, ocorrida há mais de 2 mil anos em favor da humanidade, ato que deve ser celebrado de forma contínua para que não esqueçamos jamais o feito salvador dos cristãos, o mais significativo de todas as histórias.

Da Igreja de São Francisco de Assis, localizada às margens da MA Tuntum/Arara, após a celebração da missa, um grupo de aproximadamente 50 pessoas se deslocaram ao local do início da penitência religiosa, uma serra situada a 1400 metros, que exige dos participantes vontade e resistência para chegar ao seu cume, onde fica uma espécie de santuário, construído pelo senhor Ludugero, o primeiro morador da comunidade, há quase duas décadas.

O local é exótico, específico para quem gosta de contemplar o silêncio e orar, em que o incômodo vem somente do cantar dos pássaros e do balançar das árvores. Sob a liderança de frei Domingos, da Paróquia de Tuntum, o cortejo se inicia com a primeira estação, tendo um rito de oração e adoração, em que se passa a narrar todos os sofrimentos de Cristo até a chegada de sua morte, concluída simbolicamente na porta da igreja.

O organizador da manifestação religiosa e líder pastoral da comunidade, José Gerônimo, vê a retomada da caminhada de oração na semana santa com a via sacra, como uma oportunidade de louvar a Deus.
“Esse é um momento que nos alegra muito, é uma oportunidade que temos de adorar e louvar a Deus nessa ocasião que lembra todo seu sofrimento pela humanidade. Este momento nos alegra mais ainda porque estamos retornando à celebração depois de dois anos parados por causa da pandemia”, disse.





