
Na última segunda-feira (31), um bebê de um ano e 16 dias acabou morrendo vítima da Covid-19, na cidade de Balsas, no Sul do Maranhão. A bebé nasceu com uma doença congênita. A mãe era positivada e não vacinada, o que acabou passando para o bebé. Com essas comorbidades, o quadro da criança levando a óbito.
O bebê estava internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Balsas, desde o dia 29 de janeiro, após apresentar sintomas gripais. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a criança tinha uma doença congênita e testou positivo para Covid-19, o que pode ter sido a causa do agravamento do seu estado de saúde.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Liana Maria dos Santos, informou que a mãe e avó da criança, que a estavam acompanhando, não tinham sido vacinadas contra a Covid-19.
O bebê deu entrada na UPA e fizemos o teste, que deu positivo. A mãe também era positivada e com todas essas comorbidades o quadro da criança evoluiu para um óbito. A gente também reforça que os acompanhantes e a mãe da criança não tinham a vacinação. Devemos tomar isso como reforço para as pessoas tomarem o imunizante”, afirma a coordenadora.
Liana Maria também ressaltou que o Comitê de Investigação de Óbito Infantil ainda está apurando as especificações da doença congênita do bebê.
“Nós fizemos buscas no pré-natal e em todas as consultas da criança. Na Declaração de Nascido Vivo foi registrado malformações múltiplas, mas não tem especificação. O Comitê de Investigação de Óbito Infantil ainda está investigando”, pontua Liana.
Segundo dados da Secretaria de Esatdo do Saúde (SES-MA), até essa quarta-feira (2), o Maranhão havia registrado 13.016 casos de Covid em crianças de 0 a 9 anos, com 36 mortes.
Com informações do G1.