Vereadores de oposição apresentam projeto que cria a Tribuna Popular da Câmara
Câmara de Tuntum

Os vereadores Alan Brito Noleto (PSB), José Solisvan (PSB), Renan Bílio (PSB) e José Oildo (PSB) apresentaram na última sessão ordinária o Projeto de Resolução (04/2021) que poderá criar a Tribuna Popular, instrumento que garante ao cidadão o direito de exercer o seu poder de voz dentro da Casa Legislativa. Segundo um dos autores do projeto, vereador Alan Noleto, a tribuna irá abrir espaços para o cidadão dá sua opinião, fazer sugestão, reivindicar e indicar propostas ao legislativo.

A ferramenta democrática passa a ser um meio legítimo da comunidade tuntuense e seus representantes exporem seus pensamentos e discorrerem sobre assuntos que envolvem toda municipalidade, dando voz ao povo, principalmente aqueles que não são ouvidos e que não tenham um representante direto e à altura.

Ao apresentar o projeto, aparentemente, os vereadores passaram a encontrar resistência de alguns membros da Casa, que, possivelmente, temem um enfrentamento direto com a população pela direta reivindicação do cumprimento de seus direitos, hoje pouco exercitado pelo atual poder, responsável para fazer cumprir as demandas mais urgentes da população.

Conforme o texto do projeto apresentado por Alan Noleto, líder do bloco de oposição, a Tribuna Popular oferecerá um tempo disponível de 20 minutos, em que dois representantes de bairros, associações, sindicatos de classes e membros do próprio povo poderão usar a fala por 10 minutos cada. O projeto, que é um pouco extenso, discorre, também, que o pedido de inscrição deverá ser protocolado 24 horas antes da sessão.

O projeto já foi encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e o único membro da oposição que fez resistência em não assinar foi o vereador Magno Melo, que poderá estar temendo alguma cobrança do povo quanto ao seu exercício público. Será? Na próxima sessão, sexta-feira (10), a CCJ dará o seu parecer quanto a sua constitucionalidade, mas tudo leva a crer que será aprovado naturalmente, logo porque esta mesma tribuna foi instalada nas gestões dos presidentes Orleans Moreira Cruz e Nelcides Escócio de Meneses. Vale ressaltar, também, que muitas câmaras de municípios brasileiros e maranhenses disponibizam a Tribuna Popular.

Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários