
Em Graça Aranha a expectativa dos bons resultados sobre a gestão do prefeito Ubirajara Rayol Soares, o Bira, começou a se deteriorar drastiscamente em menos de um ano. Na cidade são poucas as pessoas que ainda acreditam que o prefeito fará uma boa administração, tudo porque os sinais dados nesse início não são nada animadores, mas pelo contrário, tem é desiludido quem tanto depositou sua confiança, já que os resultados são pífios e enganadores, um puro jogo de mídia para ludibriar os mais incautos, que mesmo assim já estão percebendo na armadilha que caíram.
As histórias sobre a relação negativa da gestão de Bira são inúmeras e já começam a ser comentadas em todas as esquinas da cidade e povoados, em que o próprio povo dá os primeiros sinais do desgaste da imagem do prefeito e suas peripécias nada agradáveis, a começar pela saúde, área que prometeu transformá-la dando melhor qualidade, contudo, parece que está pior do que antes. Em um áudio, um morador do município critica sem dó e pergunta onde está mais de um milhão que entrou nas contas da pasta, e acrescenta: “lá não tem nada naquele hospital, coisa nenhuma”.
Outro morador, profundamente indignado por falta de atendimento ao seu pai no hospital, diz: “está vendo isso aí, senhor prefeito, meu pai está passando mal aqui, tá vendo isso aí, isso aí não vai ficar assim não, me desculpe lhe dizer isso, mas (…)”. Ainda não houve um esclarecimento de Bira sobre as condições de tanta precariedade no serviço de saúde oferecido no hospital municipal, para tanta reclamação.
Há informações de que os pacientes, que poderiam ser atendidos no hospital, estão sendo levados para a cidade de Caxias, muitas vezes sem a devida necessidade, já que poderiam ser atendidos no próprio hospital se houvesse condições de atendimento.

Se fosse por falta de dinheiro daria até para entender, e a própria população se mobilizaria para ajudar, porém, a história é outra, Bira tem recebido muito dinheiro para deixar a saúde nos trilhos, como havia prometido, mas os fatos e documentos mostram uma história bem diferente. Conforme informações do site da Fundação Nacional de Saúde (FNS), o jovem prefeito tem recebido mesmo um bom trocado, mais de R$ 1.000.000,00 (um milhão) já irrigou as contas da Secretaria de Saúde, como mostram os prints extraídos da página. Agora, onde foi parar tanto dinheiro para a população está reclamando tanto assim?

A área de Educação, parece que não fica por menos, essa semana circulou nas redes sociais um vídeo com estudantes, adolescentes entre 12 e 15 anos de idade, em uma estrada a pé por suposta falta de transporte escolar. Segundo informações, situações dessa natureza está ficando quase que comum, o que vem gerando muitas críticas sobre a gestão. Há fortes comentários de que a merenda escolar não vem sendo servida aos estudantes como deveria, estaria faltando quantidade e qualidade no que é oferecido.

As obras oferecidas pelo prefeito são praticamente três praças, nada que o pior dos gestores não fizesse diante da triste realidade que começa a passar o município. Os visíveis sinais de que está faltando comando e habilidade de gestão passaram a ser reais após o rompimento de Bira com o seu criador, o ex-prefeito Nílton, homem que lhe deu todo suporte e lhe alçou ao poder. Talvez se sentindo traído, supostamente por não ter tido seus compromissos honrados, Nílton está tirando seu time de campo e mantendo-se distante das ‘traquinagens’ da sua criatura. Muito envaidecido por estar no topo do poder, Bira desfila diariamente pelas ruas da cidade em uma caminhonete hilux e uma SW4, ambas zero quilômetro. Não se sabe de quem são os veículos, se são seus ou emprestados por algum bom amigo…
