
O tamanho do comprometimento e seriedade do Setembro Amarelo, Campanha Nacional de Prevenção ao Suicídio, fez o município de Joselândia fazer o encerramento de sua campanha em grande estilo, ocasião em que foi realizada uma caminhada com a participação do prefeito Raimundo Zuca, profissionais da saúde, educação e assistência social.

A caminhada é um alerta importante para que toda sociedade se conscientize da triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre jovens e adolescentes, os mais propícios ao acometimento de transtornos mentais, causa maior que tem levado anualmente mais de 13 mil brasileiros a recorrerem, lamentavelmente, ao suicídio. A caminhada simboliza uma “guerra silenciosa” de toda sociedade contra esse mal que vem se alastrando lentamente, precisando com urgência de atitudes que faça mitigar, no mínimo, esse grave problema que afeta todo conjunto social.

Não são todos os municípios que dão tanta importância à causa, que é causa de vida, mas sim os mais comprometidos com a saúde e o bem estar de seu povo, por isso que a prefeitura de Joselândia se manifesta e faz a sua parte em contribuir com o despertar de todos contra esse grande mal. A escuta qualificada, o acolhimento, a desconstrução dos estigmas que cercam as patologias mentais como ansiedade e depressão, principais causas do suicídio, são os meios principais para vencer o tabu que é se falar sobre saúde mental na atualidade.

Não apenas em setembro, mas em todos os meses do ano, devemos direcionar a atenção para estes casos que podem estar tão próximos e podem ser evitados com facilidade através da informação, da atenção e do respeito.


