O parque de vaquejada de Tuntum e os dois lados da moeda

Muito foi discutido essa semana sobre os méritos do parque de vaquejada de Tuntum depois da reforma feita pelo prefeito Fernando Pessoa (SD), momento em que vinha acontecendo o ‘torneio’ de vaquejada, como comumente ocorre no mês de agosto. A ampla reforma que melhorou de forma significativa as condições de infraestrutura do centro esportivo e cultural, gerou largo debate nas redes socias, havendo certo confronto de ideias sobre de quem eram os méritos, do ex-prefeito Cleomar Tema, autor do projeto de construção, ou do atual prefeito Fernando Pessoa.

Tuntum sempre acalentou o desejo de ter um centro esportivo adequado para a prática esportiva dos vaqueiros, já que o município sempre teve uma imensa vocação para o seguimento por ter uma pecuária forte e por existir uma multipla relação entre equinos (cavalos) e bovinos, o que faz a paixão pelo esporte muito maior. Esse sonho foi realizado em uma das gestões de Dr. Tema (Cleomar Tema), passando Tuntum a ter um dos poucos parques de vaquejada público do Maranhão. A construção, sem dúvida, alavancou o esporte trazendo grande animosidade à categoria de vaqueiros e vaqueiramas, tornando a cidade um grande centro da região com competições arrojadas a nível de estado.

Com o decorrer dos anos o centro esportivo pouco a pouco ficou sendo esquecido pela a administração pública municipal, talvez por negligência de Cleomar Tema, ficando quase fora de atividade em razão de seu estado físico, que estava muito deteriorado e sem oferecer condições dignas para as competições, talvez por falta de recursos exclusivos para a área. Com o ingresso do prefeito Fernando Pessoa, que parece ser um apaixonado pelo esporte, o parque recebeu recentemente os serviços de revitalização, que o deixou com uma nova cara, semelhante quando foi construído e entregue à população.

Se fizermos um diagnóstico sem muita profundidade, é fácil notar que ambos os gestores tiveram uma importância determinante para o crescimento desse esporte, Tema por ter construído, ter atendido o desejo dos vaqueiros, e Fernando Pessoa por ter revitalizado toda a praça, dando uma nova cara ao centro esportivo e cultural de vaquejada, promovendo nesse período festivo (Festejo de São Raimundo Nonato) uma atração a mais com uma estrutura adequada que vem gerando satisfação entre os amantes do esporte, hoje agradecidos pelo seu empenho.

Em suma, sem partidarismo, sejamos agradecidos aos dois gestores, o primeiro por ter construído o parque, à época um dos melhores do estado, e ao segundo, o atual prefeito, por ter tido a sensibilidade em recuperá-lo, dando novas condições de boas práticas esportivas aos apaixonados pela vaquejada, um dos esportes que mais têm crescido no país, que é genuinamente nordestino. Fora isso, tudo é balela e conversa de desiformado…

Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários