
O quase “casamento” dos vereadores Renan Bílio (PSB) e Zé de Ourin (PSB) com o grupo do prefeito Fernando Pessoa acabou antes mesmo do início da “lua de mel”. O conturbado namoro com o grupo do prefeito iniciou com o vereador Renan, que sem medir as consequências e nem saber as estratégias de gestão do prefeito, deixou seu grupo como num piscar de olhos, sem tanto olhar para trás, acreditando somente nas promessas que recebera, entre elas dezenas de empregos que seriam dados aos seus correligionários. De acordo com sua narrativa, tudo não passou de uma noite mal dormida acompanhado de muitos pesadelos.
Em suma, conforme a narrativa do edil, Fernando Pessoa não teria honrado completamente com o que prometera, frustrando seus planos e projetos. Além do mais, as cobranças por maior engajamento no grupo eram constantes, quando mantia-se distante por força dos compromissos profissionais, era cobrado para estar mais presente, passando a ocorrer conversas paralelas e ciúmes, também, por causa de sua aproximação com militantes da oposição. Segundo Renan, as cobranças constantes do Chefe do Executivo por uma atitude de maior lealdade, gerou um grande mal estar, que pouco a pouco vinha consumindo sua paciência e paz de espírito, não havendo mais clima para sua permanência.
“Hoje eu me sinto em paz e feliz”, disse hoje à tarde em conversa com a editoria do blog. Sem tanto espaço no grupo e também temendo ser rifado na próxima eleição em razão da competição interna, Bílio diz que voltou para onde nunca deveria ter saído. “Aqui é meu lugar, de onde nunca deveria ter saído”, afirmou. Seu retorno ao grupo foi sacramentado depois de uma longa conversa com a deputada Daniella Tema, que aprovou o retorno do vereador.

O passeio mal sucedido do vereador sertanejo não pode somente ser creditado como erros do prefeito, que como qualquer outro dificilmente deixaria de recebê-lo para compor seu time e fortalecer o ataque. A jogada de Fernando Pessoa não pode ser classificada como um gol contra, ele agiu correto dentro das quatro linhas para manter sua base forte. Renan ao entrar no grupo é que esqueceu de fazer os cálculos corretamente, esqueceu que era novo na casa e que sua chegada geraria muitas desconfianças daqueles que ali já estavam, que possivelmente até pressionavam o prefeito cobrando um posicionamento de grupo mais enérgico da parte de Bílio.
O blog não conseguiu contatar o vereador Zé de Ourin, mas conforme os relatos de Renan Bílio, Ourin teria alegado motivos semelhantes, entre eles o não cumprimento de supostos compromissos firmados com o prefeito, o que vinha deixando o mesmo descontente, sendo rotineiramente cobrado por eleitores e correligionários de seu povoado Creoli do Bina.
A saída precoce dos dois vereadores, algo que ninguém imaginava ser tão rápido, sem dúvida mexe no tabuleiro e termina alterando alguns projetos do próprio prefeito, principalmente nesse momento em que se inicia os ajustes para o próximo processo eleitoral, ocasião em que Fernando Pessoa terá a obrigação de mostrar força política para eleger e dar expressiva votação aos seus candidatos, em especial seu cunhado Eric Costa, ex-prefeito de Barra do Corda. Com a baixa sofrida, fica uma pergunta: haverá ainda risco de o prefeito perder outras peças? Quem sabe daqui pra frente o mandatário adote outra postura e passe a ser mais diplomático no trato das relações políticas, antes que ocorra outra debandada…