
A Câmara de Vereadores de Tuntum rejeitou o Projeto de Lei, de autoria do vereador Dr. Pablo Cunha Brasil, que modificava o local da feira para outro espaço. A proposta tramitou na Comissão de Constituição e Justiça e hoje foi ao plenário da Casa, porém, foi rejeitada por 6×5, prevalecendo a ideia dos vereadores conservadores que não viam como bom sinal a alteração de local. A tese de rejeição argumentada pelo bloco contrário, foi de que o espaço físico, as proximidades do Centro de Cultura e Ginásio Poliesportivo, era inadequado para as proporções da feira.
O autor do projeto via a mudança uma alternativa viável para desafogar o tráfego de veículos e melhorar a acessibilidade ao banco e escolas. Para ele, a maioria da população apoiava seu projeto, ficando contrário somente a maioria dos comerciantes que circundam o espaço onde a feira é realizada. “Eu tenho que defender a população em geral, não somente um grupo, e a maioria queria a mudança do local”, afirmou.
‘FEIRA DA LUA‘
Vendo a possibilidade de ser derrotado, Dr. Pablo preparou na noite anterior um requerimento propondo a criação da Feira da Noite Semanal (Feira da Lua), atividade de feira livre que se realiza durante a noite, uma vez por semana, reunindo vendedores de frutas, legumes, verduras, bolos, tortas etc. Sem muita delonga o requerimento foi aprovado, inclusive por vereadores que votaram contra o projeto inicial.
Segundo o requerimento, a medida é uma oportunidade para os feirantes arrecadarem um pouco mais, e também propiciar a população uma atração comercial e diversão, além de dar um novo incentivo ao comercio local. Se o fato vier a se concretizar, a ideia de Dr. Pablo será uma vitória por buscar meios e caminhos para fortalecer ainda mais o comércio local, principalmente neste momento de desestímulo e pouca movimentação econômica.
