
É sabido por todos que para conseguir uma das 18 vagas para a Câmara Federal não é algo tão fácil, vai depender muito da estrutura que terá o candidato, jogo político de influências e os apoios, que são os mais importantes dentro jogo.
Juran Carvalho (PP), prefeito duas vezes por Presidente Dutra, não é nenhum menino para entrar numa jogada desse naipe sem o mínimo de chance, algo que lhe garanta alguma viabilidade foi lhe prometido para estar tão empolgado com a futura candidatura.
Fazendo uma análise suscinta sobre o momento político e o retrospecto de nomes que já concorreram, Juran pode encontrar uma pedreira pela frente se não estiver completamente com os pés no chão e amparado por uma estrutura política que lhe assegure os votos necessários, que dependendo da conjuntura eleitoral da época, ele pode ser obrigado a tirar cerca de 100 mil votos para alcançar seu desejo.
Se olharmos um pouco para o último pleito eleitoral, podemos observar que nomes fortes e com uma estrutura bem consolidada não vingaram, tudo devido a forte concorrência, que o diga Ricardo Murad, o ex-prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, Gastão Vieira, Victor Mendes, Simplício Araujo, Waldir Maranhão, entre outros figurões.
Em contra partida podemos também citar nomes sem expressão que foram eleitos, é caso do pastor Gildenemyr (PL). Juran, com certeza, terá que contar com a própria sorte e esperar, principalmente, que a população circunvizinha, que são cerca de 15 municípios, lhe renda apoio, começando maciçamente por Presidente Dutra, sua terra natal.
Diante dos prognósticos, não o vejo fora do páreo, como disse, vai depender da conjuntura armada, principalmente daqueles que estão lhe convidando, que inclusive são políticos de expressão e de força para lhe garantir redutos, isso se quiserem lhe colocar no jogo direto da disputa. No fundo, sua eleição seria boa, já que a região não tem nenhum representante em Brasília. Vamos ouvir, surpresas podem acontecer…
Ele não tem voto nem na sua Cidade no qual foi prefeito por oito anos, onde seu candidato em 2020 levou a maior derrota de votos da historia de Presidente Dutra. Más não custa nada sonhar.