Promotor vai acionar a Prefeitura de Tuntum por falta de transparência

Prefeito Fernando Pessoa e o promotor Wlademir Soares

O Município de Tuntum-MA, sob o comando do prefeito Fernando Pessoa, será acionado pelo promotor de justiça Wlademir Soares de Oliveira por falta de dados no Portal da Transparência.

Em buscas feitas no portal, o site de Luís Pablo observou que a ferramenta não funciona adequadamente, uma vez que não coloca à disposição do usuário dados imprescindíveis à fiscalização da gestão municipal.

Ficou constatado a ausência de contratos, convênios, despesas, gastos com pessoal e licitações, verificando-se, portanto, o descumprimento das Leis de Acesso à Informação e da Transparência.

Procurado pela reportagem, o promotor disse que irá acionar a prefeitura para a efetivação da política de transparência. “Estou elaborando uma Ação Civil Pública contra o Município para que o mesmo seja obrigado a cumprir com os requisitos do Portal da Transparência”, disse.

O secretário Municipal de Comunicação, Pedro Jorge, também foi procurado pela reportagem para o Município esclarecer a falta de transparência dos gastos públicos.

Pedro Jorge enviou um link (do Portal da Transparência) e disse: “nele tem as informações que você precisa”.

O link encaminhado pelo secretário não mostra o detalhamento das receitas e despesas do ente, com especificação do bem e/ou serviço, o quantitativo, o valor unitário e total da aquisição, a data da compra e o nome do fornecedor.

Outro detalhe no link enviado pelo secretário – diga-se de passagem que levanta suspeita de ocultação de dados, é que somente na opção “Folha de Pagamento 2021” é que aparece informações referentes a outros gastos, mas de forma genérica e sem o detalhamento.

Na página principal (home) do Portal da Transparência que tem as opções “licitações, contratos” e entre outras, só aparece informações referentes a gestão passada. O que demonstra a má vontade em colocar à disposição da população os dados da atual gestão.

Questionado novamente pela reportagem sobre a ausência de transparência no detalhamento dos gastos públicos, o secretário Pedro Jorge não respondeu mais as mensagens. Do Luís Pablo Portal de Transparência de Tuntum (MA)

Portal de Transparência de Tuntum (MA

Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários