Lobao

A Câmara de Vereadores de Tuntum, realizou na manhã dessa sexta-feira (05), Sessão Solene de Abertura do 1º Período Legislativo de 2021. A solenidade foi conduzida pelo presidente Ivalton Chaves (PSD), e contou com a presença de todos os 13 vereadores. Prestigiando a abertura dos trabalhos esteve presente o prefeito Fernando Pessoa (SD).

Antes do início dos trabalhos o presidente da Casa franqueou a palavra ao prefeito, que, oportunamente, fez um balanço de suas ações desses últimos 30 dias, destacando a restauração de estradas vicinais na região do sertão, a recuperação de máquinas pesadas que estavam com problemas, ambulâncias, praças e o mutirão de limpeza. Pessoa ainda discorreu sobre alguns projetos que serão executados com brevidade, como a recuperação de escolas, postos de saúde, além da construção de uma Unidade Básica de Saúde do povoado Santa Rosa.

Antes de concluir sua fala, sem mencionar data especifica, ele afirmou que irá convocar os aprovados do concurso de 2019, e que no momento uma comissão estava fazendo uma revisão no processo de classificação.

Após o pronuciamento do prefeito a sessão tomou seu curso normal e as proposições e debatem foram iniciados entre os vereadores. De início, a Secretária da Casa leu a ordem do dia, incluindo três Projetos de Lei do Executivo que irão ser pautados nesses próximos 30 dias, entre eles o calendário de pagamento dos servidores municipais, tendo como datas base o 5° dia últil de cada mês, comumente reservado ao servidores da Rede Muicipal de Educação, além do dia 10, data que possivelmente atenderá as demais áreas da administração.

O vereador Josinaldo Bílio (PSB) foi o primeiro a dar calor aos debates ao afirmar que o projeto que cria e extingue secretárias não pode ser votado como lei Ordinária, mas sim como Lei Complementar, ferindo assim o Regimento Interno da Casa e aprópria constituição, devendo o mesmo ser refeito e depois reenviado a Comissão de Constituição e Justiça. O vereador Geová Soares (SD), porta voz da situação, mostrou-se solícito e afirmou que as alterações serão prontamente atendidas para corrigir o equívoco, para posteriormente o projeto ser debatido e votado.

O vereador Renan Bílio (PSB) aproveitou a oportunidade e apresentou quatro requerimentos que serão encaminhados ao Chefe do Executivo para ser apreciado. Em dois dos requerimentos o edil solicita a recuperação de estradas vicinais na região do sertão. Em um outro ele cobra construção de um redutor de velocidade (quebra molas), também para o interior de uma área do sertão, e o último requerimento solicita a conclusão do poço artesiano do povoado Mangaba, já perfurado pela gestão anterior.

1 comentário em “Câmara de Tuntum realiza Sessão Solene de abertura dos trabalhos do 1º período de 2021; prefeito esteve presente

  1. Fico deverasmente envergonhado de saber que a autoridade que deveria fazer o certo, cometeu essa aberração da estupidez de não ter dado posse aos legalmente eleitos pelo povo!!!. Isso é simplesmente NOJENTO!!!!.VERGONHA!!!!.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.