
A categoria dos profissionais em Educação do município de Tuntum não ficará sem receber o mês de dezembro de 2020, foi o que garantiu o prefeito Fernando Pessoa (SD) em uma reunião com membros do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais – SINDSERT, e representantes da Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais do Estado do Maranhão (FETRCSE).
A reunião, quase que de urgência, foi convocada pelo prefeito para esclarecer diversas situações envolvendo a área de educação, entre elas o concurso público, hoje em contínuo debate, e a possibilidade de se realizar o pagamento dos professores que estão em atraso. Fernando Pessoa estava munido de extratos bancários das contas do Fundeb do município, tanto a de 60% como a de 40%, que segundo informações repasadas ao blog, estavam quase que zeradas, tornando inviável o pagamento do mês de dezembro dos profissionais docentes.

Depois de um aprofundado diálogo entre o prefeito, sua assessoria e sindicalistas, FP assegurou que faria o máximo esforço para honrar o pagamento e evitar um possível imbroglio na justiça com a categoria, que não seria salutar para nenhuma das partes, principalmente para os professores que veriam o processo se arrastar anos e anos. Os recursos para quitar a dívida são advindos de uma pequena sobra de pouco mais de R$ 130.000,00, que é pouco significante, e valores a serem depositados pela União no final do mês, que corresponde a 15% das sobras de 2020, valor correspondente a R$ 2.268.373,02. Com esse montante, ainda segundo informações, Pessoa teria afirmado que se houver possibilidade irá pagar também o mês de janeiro, deixando a casa em ordem.

Se assim se concretizar a atitude de FP, fica claro que ele tem boa vontade e vem mostrando diálogo diante de uma situação conturbada, em que poderia botar o pé na parede e ‘dizer que o filho não era seu’, deixando assim os profissionais de educação frustados e quase sem saída diante de uma situação dolorosa para o bolso de cada um. Sendo assim, o jovem prefeito já começa a cativar quem o olhava com indiferença ou com qualquer rixa política, deixando todos a acreditar que seus projetos para a área poderão mesmo ser cumpridos. Agora é esperar….